terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O Oráculo de Bacon.

Todo mundo já está careca de conhecer aquela teoria de que ninguém está a mais do que 6 pessoas de distância de qualquer outra. Mas a prova mesmo, essa eu nunca tinha visto. Pois descobri um site do departamento de Computer Science da Universidade de Virginia. Os caras criaram um mecanismo que eles chamam de Oráculo de Bacon. Funciona assim: um software tipo google faz uma busca instântanea pra comprovar que qualquer ator ou atriz do mundo está a no máximo 6 pessoas de distância do Kevin Bacon. Duvidei, claro. Pus lá: Lucélia Santos. Fácil. Ah é? Então toma: Xuxa. Não é possível. Então... José Lewgoy. Estava lá. Aí me desafiaram. Meti lá: Ferrugem. Em menos de 2 segundos os féla me conveceram.

Aí o resultado:
Ferrugem has a Bacon number of 4.
Ferrugem was in Costinha e o King Mong (1977) with Wilson Grey
Wilson Grey in Kiss of the Spider Woman (1985) with William Hurt
William Hurt was in Trial by Jury (1994) with Beau Starr
Beau Starr was in Where the Truth Lies (2005) with Kevin Bacon.

Duvida? Vai lá: oracleofbacon.org

5 comentários:

Flavio Cond disse...

Vou jogar Pedro de Lara pra ver o que acontece...

Já Papudo sempre estará perto de um bacon...

Felipe Mortara disse...

Sensacional!
Renato Aragão, Luciano Huck e Rita Lee funcionam tb! genial essa programação de dados...

Flavio Cond disse...

Elke Maravilha was in Prisoner of Rio (1988) with Paul Freeman (I)
Paul Freeman (I) was in Sum of Us, The (1994) with Michael Burgess (I)
Michael Burgess (I) was in Death Sentence (2007) with Kevin Bacon

Marco. disse...

Passei a noite em claro mas, finalmente, consegui vencer os félas da puta da Virgínia.
Narjara Turetta é o nome da fera. Eles foram obrigados a admitir: "Narjara Turetta has a Kevin Bacon number of infinity."
Depois do urso de Berlim, esta é mais uma vitória do povo brasileiro. Narjara Turetta é Brasil. É Palé!!!!
Agora vou pra casa dormir.
Abraçao, Johnny.

Marco Antonio Campos disse...

Achei por acaso o seu blog falando sobre o Oráculo de Kevin Bacon. E pelos comentários postados considerei que poderia dar algumas explicações.
O Oráculo é apenas um programa de cruzamentos de dados que usa como base o IMDB (Internet Movie DataBade - www.imdb.com) o site mais completo sobre cinema que existe. Nele estão relacionados filmes de praticamente todos os países do mundo.
Linkar cada ator com Kevin Bacon é apenas uma questão de cruzar os dados. Contudo, o Oráculo desconsidera documentários, curta-metragens, novelas e séries de TV, etc. Por isso Narjara Turetta dá um número infinito, uma vez que ela (segundo o próprio IMDB) participou até hoje de 16 produções. Todas feitas para a TV. Narjara nunca atuou em um filme até o momento.
Não há um único ator brasileiro que tenha participado de um filme que seja impossível linkar com Kevin Bacon. Nem aqueles que não são atores propriamente. Você pode tentar Clodovil, Clementina de Jesus, Chumbinho, Milton Nascimento. Todos eles estão ligados a Kevin Bacon.
Nomes como José Lewgoy, Milton Gonçalves, Wilson Grey são fáceis demais porque eles já fizeram filmes com atores americanos, italianos, espanhóis e alemães, o que os liga imediatamente a Kevin Bacon.
Não é achar alguém que não se liga a Bacon o objetivo do Oráculo, isso seria relativamente fácil, basta pegar, como disse antes, atores amadores de algum documentário. A graça está em encontrar um ator ou atriz que está a muitos passos de distância dele. O máximo possível.
Na página principal do Oráculo existe um link que remete ao Número Bacon, que é a distância que cada ator está dele. Apontem o mouse para Other Stuff, à esquerda da página. Em seguida, cliquem em Bacon Numbers. Uma tabela será mostrada, onde verão que existem apenas 15 atores que estão a 8 graus de Kevin Bacon. Achá-los é que é o grande desafio da brincadeira.

Abraços

Marco